Retro Games

Emuparadise, um dos maiores sites de retrogaming do mundo, retira suas ROMs da Internet

Em um comunicado oficial na sua página, o EmuParadise, um dos maiores site de emuladores e ROMs da Internet, anunciou a suspensão das suas atividades de divulgação de ROMs após 18 anos de funcionamento.

Embora não faça referência direta ao episódio durante o comunicado oficial, essa atitude foi motivada principalmente por uma possível ameaça de processo da Nintendo, que recentemente processou outros grandes sites de emulação focados em retrogaming, LoveROMs e LoveRETRO, gerando um alvoroço na comunidade retro.

O EmuParadise que, até então se autoproclamava como o o maior site de retrogaming do mundo, contava com ROMs e emuladores dos mais variados tipos de console e uma comunidade bastante ativa.

O encerramento das atividades do site reacende a discussão sobre a preservação e acesso aos jogos: muitos jogos antigos não são mais encontrados com facilidade para venda, não estão disponíveis em plataformas digitais para compra ou funcionam em consoles ou sistemas operacionais tão antigos que a emulação torna-se a única maneira que a maioria das pessoas tem de poder acessar esse conteúdo.

Embora atue em uma área cinzenta da legalidade, sites como esse podem ser vistos tanto para a promoção da pirataria quanto forma de acesso a conteúdos de maneira alternativa, uma vez que donos de cartuchos, CDs ou consoles que estragaram podem, através da emulação, consumir um produto que eles adquiriram legalmente, por exemplo.

De qualquer forma, o importante é manter a chama do espírito retro acesa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s