Séries

The Handmaid’s Tale: 5 Filmes com futuros distópicos para quem não quer dizer adeus à série

Mesmo nos sentindo extremamente desconfortáveis, mal podemos esperar para saber mais da história de Gilead e de June.

The Handmaid’s Tale é uma das séries mais bem criticadas e, com certeza, uma das que mais dá um nó no estômago. Enquanto séries de terror nos assustam através do absurdo, The Handmaid’s Tale nos faz ficar acordado pela proximidade com a realidade. Afinal, estamos mesmo tão longe disso?

Mas para te dar uma acalmada (ou não) trouxemos uma lista com 5 filmes com futuros distópicos para assistir enquanto nos despedimos da 2ª temporada de The Handmaid’s Tale.

5- Mad Max – A Estrada da Fúria (2015)

150519-chu-mad-max-tease_y008zj

O futuro de Mad Max pode estar mais distante do que o de The Handmaid’s Tale (apesar de não acreditarmos muito nisso depois da Greve dos Caminhoneiros), mas ainda mostra como a necessidade transforma as pessoas.

Furiosa, assim como June, está em busca da sua liberdade e tenta ajudar varias mulheres que são obrigadas a se relacionar e ter filhos do tirano Immortan Joe. Assim como no mundo da série, os bebês não nascem, ou nascem doentes, devido aos venenos que os humanos colocaram na Terra.

4 – O Doador de Memórias (2014)

2161641

Em uma cidade onde não há memórias (ou cores), guerra e infelicidade, um homem é responsável por todas as lembranças da humanidade, incluindo como são as cores e sentimentos.

Assim como Gilead, a sociedade de O Doador de Memórias é cheia de regras e é interessante pensar como as cores têm um significado. Enquanto no filme, quem não tem memórias ou sentimentos, não consegue ver em cores, na série todos tem que usar roupas com cores pré-estabelecidas.

3 – O preço do amanhã (2011)

in-time-movie

Uma das questões que a série não conseguiu responder ainda, foi: pra onde foram as pessoas pobres? Sabemos que as Econopessoas (aqueles que usam cinza) não tem papel significativo na sociedade, ganham trabalhos mais simples. Mas fica aquela questão: Gilead conseguiu mesmo empregar todos aqueles que estão desempregados nos EUA e aqueles que perderam os seus empregos depois que toda a cultura do consumo foi destruída? Ou será que eles simplesmente os mataram ou os colocaram em outro lugar, como as Colônias?

E é aí que O Preço do Amanhã entra: uma sociedade aonde tempo é, literalmente, dinheiro. As pessoas são pagas em dinheiro e, caso ele acabe, a pessoa morre. Os pobres vivem contando com o pagamento no final do expediente para viver mais algumas horas, enquanto os ricos são praticamente imortais, pois tem tempo quase infinito.

2 – Jogos Vorazes (2012 – 2013 – 2014 – 2015)

Jogos-Vorazes-A-Esperanca-Parte-1-16set2014-8

Katniss poderia ser facilmente comparada à June, elas viviam pacificamente e deixam que os acontecimentos ao seu redor continuem seguindo seu curso, até que são pegas por um governo que não respeita seu corpo e muito menos a sua mente.

1 – The Purge – Uma noite de crime (2013 – 2014 – 2016 – 2018)

purge_anarchy

A franquia The Purge, que vai ganhar uma série pela USA Network e pela Syfy, é extremamente perturbadora por, assim como The Handmaid’s Tale, trazer uma realidade não tão distante da nossa.

Quando os índices de criminalidade atingem números absurdos, o governo dos EUA resolve criar um feriado nacional onde todos os crimes são permitidos. Assim como a cerimônia de estupro na série, no filme, nesse dia todos os crimes são vistos como simples rituais.

Bônus – Mulheres Perfeitas (2004)

film__11122-the-stepford-wives--hi_res-a5d035b2

Mulheres Perfeitas não se passa em um mundo distópico, mas em uma cidade distópica. Um casal se muda para uma cidade do interior e lá começa a perceber que as mulheres são estranhamente… perfeitas. Ou pelo menos em uma perspectiva machista e sexual, elas estão sempre maravilhosas e vivem para seus maridos.

Em Gilead, percebemos que até mesmo as mulheres aparentam estar felizes com essa nova realidade, têm uma certa revolta e, apesar de terem contribuído para a construção dessa sociedade, sentem terem sido deixadas de lado.

 

Sabe de mais algum filme com futuro distópico que deveria estar nesta lista? Conte para a gente!

Anúncios

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s