Listas

Baleia Lista especial: 5 personagens LGBT da cultura pop

Apesar da forma bem tímida, assim como na vida, personagens gays, lésbicas e bi estão por todas as partes. Na arte não seria diferente.

* Com ajuda de Julia Benatti.

Junho é o mês de orgulho LGBTQ+, que é celebrado com um dia internacional justamente hoje, 28. E nós, do Baleia Geek, não poderíamos deixar de prestar nossa homenagem ao movimento.

A cultura pop tem uma grande importância que vai além do entretenimento. Ela têm a capacidade de alcançar a todos. Mas não adianta chegar em todos os lugares, se um grande número de pessoas não é representada naquilo. A importância da representação vai além do simples “mostrar o que existe”, ela reconhece culturas, ensina e transforma o “estranho” no comum.

Foi pensando nisso que criamos essa listinha com grandes personagens LGBT da cultura POP. Personagens que trouxeram entendimento, representatividade e, principalmente, grandes histórias.

  • Deadpool (Universo Marvel)

bg_deadpoollgbt

Com o lançamento de Deadpool 2, pudemos ver um pouco mais da pansexualidade do mercenário tagarela. Mas, infelizmente, não tão abertamente como é tratado nos quadrinhos. Por ainda ser um termo relativamente novo, muitas pessoas não sabem o que é, e, mostrar abertamente um personagem com essa orientação sexual, abriu espaço para diálogo.

Para quem não sabe, uma pessoa pansexual pode se sentir atraído por um homem, mulher, transgênero ou uma pessoa sem gênero definido. “Pan” originado da palavra “todos”, significa exatamente isso. Portanto, um pansexual, como o nosso querido Deadpool, ou Oberyn Martell (Game of Thrones), se sente atraído por pessoas, independente do seu sexo, orientação sexual ou identidade de gênero.

  • Lanterna Verde (Detective Comics)

bg_greenlanternlgbt

Lanterna Verde é um personagem que já se estabeleceu no mundo dos quadrinhos, sendo um dos nomes mais fortes da DC. E, não muito tempo atrás, a produtora anunciou que seu herói, surgido nos anos 40, é gay.

Isso aconteceu em 2012, quando a DC resolveu reformular os seus personagens, trazendo roupagem nova, mudanças e verdades ocultas. E também no boom que a imprensa norte-americana chamou de “explosão do orgulho arco íris”, que aconteceu logo após o então presidente dos EUA, Barack Obama, se declarar a favor do casamento entre pessoas do mesmo sexo.

“Eu acho que é importante representar a vida em todas as suas incríveis formas. A comunidade LGBT faz parte do nosso mundo – uma parte fantástica, eu devo dizer”, disse James Robinson, quadrinista britânico responsável pela criação de Alan Scott, o Lanterna Verde gay, disse em entrevista à Superinteressante. “Então, é desonesto escrever e não se esforçar para incorporar personagens LGBT nas histórias de hoje”, continuou.

Aliás, o Lanterna quase teve um namorado brasileiro, mas a história acabou tomando novos rumos.

  • Batwoman (Detective Comics)

bg_batwomanlgbt

Kate Kane, a ruiva que é “uma socialite lésbica à noite e combatente do crime, ainda mais tarde da noite”, ou Batwoman, foi a primeira heroína da DC (ela de novo!) a assumir sua sexualidade.

A primeira aparição de Kate (ainda como Kathy) foi em 1956, como um suposto affair de Bruce Wayne, o Batman, introduzida pela DC – olhe só! – para diminuir, em meio ao público, os rumores da época de que o homem morcego fosse gay.

Mais recentemente, a própria Detective Comics confirmou que, não só “o Batman é supergay”, como a Batwoman é lésbica. Com namorada e tudo!

Greg Rucka, um dos criadores da personagem repaginada disse que essa revelação veio muito atrasada. “Sim, ela é lésbica. E também é ruiva. Isto é um elemento da personagem, não é a personagem”, contou. “Se as pessoas têm problemas com isso, elas que se virem. Não é meu problema”, completou.

Em quadrinhos mais recentes, foi revelado que Kate é, na verdade, bissexual.

  • Paul Stamets (Star Trek)

bg_stametslgbt

Paul Stamets e seu companheiro, Hugh Culber, formaram o primeiro casal na icônica série.

O primeiro personagem abertamente gay foi Hikaru Sulu, interpretado por John Cho, que foi mostrado com a sua família no filme Jornada nas Estrelas: Sem Fronteiras. No entanto, ao contrário do casal citado anteriormente, esse fato era de importância na história. Já Stamets e Culber foram um casal muito bem construído e seu romance impactou a história de formas que só quem assistiu e shippou esse casal pode entender.

“Estamos em um ponto no tempo em que as pessoas não são definidas pela sua sexualidade”, disse Aaron Harberts, showrunner da série, à Entertainment Weekly. “O que é fascinante sobre o personagem é que, quando o conhecemos, não sabemos quem ou o que ele é. Ele é tão super específico, difícil e brilhante. Queríamos desenrolar a sexualidade desse personagem da maneira como as pessoas desencadeiam sua sexualidade na vida”, completou.

  • Alvo Dumbledore (Harry Potter)

bg_dumbledorelgbt

Diretor da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, Alvo Dumbledore foi a saída do armário que causou mais alvoroço entre todas dessa lista. Depois de vários anos e sucessos dos livros e dos filmes, J.K. Rowling, criadora da série Harry Potter, confirmou os rumores sobre a sexualidade do personagem.

Em um evento de autógrafos de lançamento do livro “Harry Potter e as Relíquias da Morte”, no Carnegie Hall, em Nova York, Rowling respondeu à uma fã, que a perguntou diretamente. “Ele encontra seu verdadeiro amor. Dumbledore é gay”, disse.

Mais recentemente, um tweet de uma fã foi endereçado à Rowling da seguinte forma: “Muito obrigado por escrever Harry Potter. Mas fico me perguntando por que você disse que Dumbledore é gay, porque não consigo vê-lo desta forma.”

Ao que a autora respondeu.

“Talvez porque gays se pareçam com… pessoas?” Ai.

***

E isso é só um pouquinho de toda essa representatividade. Quem você acha que faltou na lista? Qual o seu favorito?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s