PlayStation 4

O PlayStation 4 está chegando ao fim?

Recentemente, duas declarações de John Kodera, um dos chefões da Sony, deram uma balançadinha em quem espera novidades sobre o principal console da marca. Na primeira, em conversa com analistas e investidores, ele disse que “o PlayStation 4 está entrando em sua fase final”. É uma revelação vaga e, justamente por isso, causa uma tremedeira na espinha.

Na segunda, o CEO foi mais categórico: PlayStation 5, não antes de 2021. Duas informações que se completam, sem dizer muito.

Mas, o que isso quer dizer?

Se formos puxar pelo histórico, a divulgação não oficial do ano de lançamento da próxima geração até faz sentido. O primeiro PlayStation, lançado em 1994, durou até 2000, quando saiu o queridinho Play2. O PS3, por sua vez, saiu seis anos depois, em 2006, reinando por sete anos, até o lançamento do PlayStation 4, em 2013.

Com a data marcada no calendário, a atual geração atingiria os 8 anos – o que não havia acontecido até então. É natural que os rumores já começassem a surgir, principalmente agora, com o console em seu auge (assim como todo o mercado de games).

Neste ano já tivemos o incrível God of War, Detroit: Become Human, e o exclusivo do Homem-Aranha, desenvolvido pela Insomniac Games, chega em setembro. Já Days Gone, que havia a expectativa de ser, também, um lançamento para 2018, foi adiado para 2019. E isso traz luz sobre outra IP de sucesso: The Last of Us.

bg_tlou
Ellie e Joel voltarão na segunda parte da aventura pós-apocalíptica (Divulgação / Sony)

Já foi prometido, e teremos Days Gone este ano, na E3 2018. Recentemente, Chris Reese, diretor da Bend Studio, desenvolvedora do título, disse em entrevista ao site Screen Rant que “teremos informações sobre isso muito em breve”, quando perguntado sobre uma data de lançamento. Será que na conferência da Sony na própria E3? Minha aposta é sim!

A continuação da saga de Ellie e Joel, por ser, sem sombra de dúvidas, uma das principais cartas da Sony para o mercado dos exclusivos, terá forte impacto sobre qualquer outro título que o PlayStation venha a receber. Por isso, os dois jogos (junto ao Days Gone) jamais dividiriam a mesma janela de lançamento.

Dito isso, podemos apostar que, no mínimo, The Last of Us part II chegará em 2020. Mas eu jogaria essa data, ainda, um pouco mais para frente, em 2021. Isso porque acredito que a Sony queira fechar o ciclo do console de forma primorosa, como aconteceu com o PlayStation 3. O PS4 foi anunciado poucos meses antes do lançamento da primeira parte da aventura dos últimos de nós.

É pesado, mas acho, sim, que teremos um tempo de espera de cinco anos entre o trailer de anúncio e o lançamento da segunda parte de The Last of Us. E não espero novidades do título na E3 – isso deve ficar para a PlayStation Experience, no final do ano.

Seja como for, ainda temos mais três anos de vida para o melhor console, e a chegada de uma nova geração não quer exatamente dizer o fim da atual. Além dos exclusivos, uma porrada de third-parties estão a caminho e não está na hora de começarmos a pensar no que fazer com a próxima geração.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s